Em primeiro lugar, o que são carboidratos? Eles são considerados como um macronutriente, e tem a função primordial de fornecer energia para o nosso organismo. São fontes de carboidrato os pães, massas, arroz, tapioca, pão de queijo, batata doce, doces e bolos em geral, batata, mandioca, cará, inhame, milho, entre outros. E eles são tidos como super, ultra vilões (tadinhos...) Mas na verdade isso não é bem assim, não...
O que é verdade em relação a tudo isso? O excesso do consumo de carboidratos será armazenado em nosso organismo em formato de gordura. Sim, isso é um fato. E esse excesso, além de contribuir com o ganho de peso, contribuirá também com o aumento dos triglicerídeos (então muitas vezes quando em nossos exames eles estão altos, pensamos somente em diminuir a quantidade de gordura, mas temos que reduzir a quantidade de carboidratos).
Mas será que funciona cortar 100% os
carboidratos da alimentação? A resposta é NÃO! Se fizermos isso em um curto
prazo, nosso organismo recorrerá a estratégias para que use a gordura como
forma de energia, e isso promoverá sim a perda de peso, mas a longo prazo, além
de ser prejudicial à saúde com efeitos metabólicos adversos, produzirá o tão
temido efeito sanfona, o conhecido EMAGRECE / ENGORDA. Então, se perdemos 10kg,
acabamos ganhando 15kg. E isso não é nada bom, não é verdade? E ninguém quer...
Então, o que realmente funciona? O
que funciona de verdade para eliminar os quilinhos extras (e não perder, porque
quem perde, um dia acha rsss) é a ingestão adequada da quantidade de
carboidratos, divididos durante o dia. E essa ingestão é variável de pessoa
para pessoa, não tem receita de bolo pra todo mundo... Por isso é tão
importante uma prescrição personalizada feita por um nutricionista...
Quando conseguimos consumir somente essa quantidade, trabalhando com as porções mínimas, a perda de peso vem com força total!!! E o principal: sem passar fome, sem ficar com tontura e mal estar e sem passar vontade das coisas! Não corte os carboidratos, mas coma somente o necessário! Nem mais, nem menos... Isso é pulo do gato para perda de peso... Nos horários certos, nas quantidades adequadas... Até um docinho de vez em quando dá sim mesmo quando estamos na fase de perda de peso, por que não?
Mas como fazer isso? Procure um nutricionista pertinho de você! Assim, a perda de peso virá com força total, e o melhor de tudo, com ganho em saúde e qualidade de vida!
Dra. Marcia Penna Bueno
Nutrição Preventiva