Como dissemos na semana passada, hoje abordaremos o Lúpus Eritematoso sistêmico (LES).
O LES é uma doença que pode afetar diversos órgãos e sistemas do corpo e é causada pelo sistema imune, que produz anticorpos contra partes do próprio organismo. Os sintomas mais comuns são dores articulares, manchas no corpo que pioram ao sol - como o rash malar, uma mancha no rosto que lembra o formato de asas de borboleta -, fadiga, dores de cabeça, queda de cabelo entre outros. Pode causar anemia, trombose, doenças renais, inflamações de sistema nervoso central, acometimento dos olhos, pulmões, coração e nervos.
Afeta mais mulheres do que homens e pode ocorrer em qualquer idade, inclusive na infância. A origem da doença ainda não é muito bem compreendida, porém acredita-se que fatores genéticos e ambientais sejam necessários para que ela ocorra.
O LES é uma doença muito heterogênea e os sintomas podem variar muito entre os doentes. De uma maneira geral, o acometimento renal e de sistema nervoso central configuram as formas mais graves da doença e exigem diagnóstico e inÃcio de tratamento rápidos.
Sabemos que hábitos de vida saudáveis como boa alimentação e prática de atividade fÃsica regular são fatores de proteção contra a maioria das doenças e a fibromialgia e o LES não são exceções. Pessoas com acesos a sistema de saúde também possuem menor chance de desenvolver formas mais graves dessas doenças e têm maior chance de sucesso no tratamento.
Consulte-se periodicamente com seu médico e procure um reumatologista se apresentar sintomas compatÃveis.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e familiares.
Por Dr. Lucas Merfa e Silva
Reumatologista - CRM: 158242